Páginas

perspectivas

2016

Julho/Agosto

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1998;
- LUKACS, Georg. Narrar ou descrever?. In: Ensaios sobre Literatura. Editora Civilização Brasileira, 1965;

Março/Abril

- ALMEIDA, Carol. Da linguagem que cega para a que faz ver. Suplemento Pernambuco, março, 2016;
- CARRERO, Raimundo. Machado ensina a criar personagem. Suplemento Pernambuco, março, 2016;
- CASTELLO, José. O Primado das Paredes. Suplemento Pernambuco, março, 2016;
- COHEN, Laura. O tempo da escrita de cada um. Estratégias Narrativas, março, 2016;
- FORUM. Forum de Literatura Brasileira Contemporânea. Publicação semestral do setor de literatura brasileira da faculdade de Letras. UFRJ: Faculdade de Letras;
- RODRIGUES, Sérgio. Escrever bem é ter o que dizer. E vice-versa. Todo Prosa, março, 2016;
- TAMURA, Celia. Cyro dos Anjos: mito, memória e criação literária. IEL, Unicamp: 2006;


2015

Novembro/Dezembro

- CARRERO, Raimundo. A Técnica do Romance em Graciliano. Revista Rascunho, Palavra por Palavra, 2015;
- CARTA. Carta de Graciliano Ramos para a irmã Marili: duro e valioso conselho a quem escrever. In: Blog da FluxoEditora, 2015;
ENTREVISTA. Antonio Carlos Viana: artífice da prosa concisa. In: Jornal Rascunho, 2015;
ENTREVISTA. Edson Rossatto fala sobre as micronarrativas. In: Youtube - Programa Artefato, 2013;
- ENTREVISTA. Everardo Norões: o efeito do choque. In: Jornal Rascunho, 2015;
- ENTREVISTA. Ruy Espinheira filho: "sem a metafísica não chegamos às essências. Paraná: Jornal Cândido, 2013;
- FOGAÇA, Zequeu. Aspectos da literatura baiana contemporânea aos olhos de seus autores. In: Saraiva Conteúdo, 2014;
- GORJ, Wilson. O Boom das Micronarrativas. In: Jornal Lince, 2007;
OLIVIERI-GODET, Rita. Traumas e travessias: a alteridade ameríndia e as fronteiras simbólicas da nação. Estud. Lit. Bras. Contemp., Brasília , n. 40, p. 63-79, Dec. 2012;
- SOARES. Ângelo B. C. Academia dos Rebeldes: modernismo à moda baiana. UEFS/BA: Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2006;
- SOARES. Nara M. Sendo Escritor. UFSC/SC: Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2011

Setembro/outubro

ASSIS BRASIL, Luiz A. Et alii (Orgs). A Escrita Criativa: Pensar e Escrever Literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012;
BARTHES. Roland. A Morte do Autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004;
BELLEI, S. L. P. A Morte do Autor: um retorno à cena do crime. Revista Criação & Crítica, 2014;
BLOG. Revista do Coletivo. Exercícios da Oficina de Escrita Criativa - Noemi Jaffe;
- CURSO. Filosofia e Intuição Poética na Modernidade. Prof. Franklin L. Silva. Univesp TV, 2012;
CURSO. Introdução à Teoria da Literatura. Yale University, Prof. H. Fry. Univesp TV, 2009;
- CURSO. Site oficial da Escola de Escrita;
- ENTREVISTA. Jardim Alheio: As desconstruções de Bernardo Carvalho. In: Canal de E.M. Martins, Youtube, 2015;
ENTREVISTA. Jardim Alheio: Milton Hatoum: o arquiteto do Romance. In: Canal de E.M. Martins, Youtube, 2015;
FIGUEIREDO, Eurídice. Roland Barthes: da morte do autor ao seu retorno. Revista Criação & Crítica, 2014;
- FOUCAULT. M. O Que é um Autor?. In: ____. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2001. p.264-298